Atividades

“O comportamento dele está afetando seu irmão e sua irmã também. Eu gostaria de saber como podemos ajudá-lo para que todos possam usufruir de uma melhor qualidade de vida.

Eu sei que é o TDAH e que não é culpa dele, mas estou no fim das minhas forças. Como posso ajudar meu filho a se comportar melhor?”

Há uma série de atividades úteis para uma criança com TDAH.

  • A natação envolve coordenação e esforço físico e pode ser aproveitada com pais e amigos;
  • O escotismo agrada a algumas crianças – elas gostam de atividades estruturadas e camaradagem – mas não todas;
  • Esportes de equipe – atividades como futebol, queimada ou basquete ensinam a eles o envolvimento de equipe enquanto requerem muita energia;
  • Já foi demonstrado que a pesca alivia algumas crianças com TDAH;
  • Embora possa parecer o contrário, artes marciais como o caratê e o judô podem funcionar bem. As crianças com TDAH parecem apreciar a disciplina e a estrutura desses esportes;
  • A dança e a ginástica são grandes saídas para a energia de TDAH, especialmente se o objetivo é diversão e prazer;
  • As crianças com TDAH frequentemente gostam de computadores. O computador age racionalmente e não grita. Os jogos de computador podem ajudar nas habilidades essenciais de computação que eles precisam.
Jogos

Brincadeiras com jogos é uma maneira excelente de construir habilidades sociais. Os jogos ensinam às crianças como seguir regras, se concentrar, esperar sua vez e cooperar. Os jogos também proporcionam a elas a experiência de ganhar e perder e ensinam que elas podem se divertir sem ganhar.

Antes de iniciar um jogo, explique as regras cuidadosamente e as siga! Quebrar as regras pode ser tentador, mas só irá causar confusão.

Recursos relacionados